SINUSITE

Sinusite é uma inflamação dos seios paranasais, geralmente associada a um processo infeccioso. Atualmente o nome mais correto é Rinossinusite (RNS), pois a inflamação da mucosa do nariz ocorre simultaneamente com a inflamação dos seios paranasais.
Podemos dividir as rinossinusites em agudas e crônicas de acordo com o tempo de doença. Fatores predisponentes: gripes, desvio de septo, rinite, hipertrofia de cornetos (“cartuchos”), aumento de adenoide, pólipos nasais, doenças mucociliares, imunodeficiências, fístula e infecção dentária, ar frio, abuso de descongestionantes tópicos.


Tratamento


Nas sinusites agudas não graves o tratamento pode ser feito com lavagem nasal com solução salina, corticóides nasais (que não causam dependência, nem engordam!), anti-inflamatórios. Nos casos mais graves o uso de antibiótico pode ser necessário. Nas sinusites crônicas (quadros de repetição ou com duração maior que 12 semanas), além do tratamento medicamentoso, está indicado o tratamento cirúrgico (sinusectomia – cirurgia dos seios da face).

Reembolso de Consultas